Fevereiro Laranja’: Instituto Viver em conjunto com os municípios de Esperantinópolis, São Bento, Governador Eugênio Barros e São Domingos do Maranhão, promoveram Roda de Conversa sobre prevenção à gravidez na adolescência.
Com o tema “Tudo tem o seu tempo”, foi realizada nas escolas dos municípios parceiros, uma Roda de Conversa sobre o ‘Fevereiro Laranja – Mês de Prevenção à Gravidez na Adolescência’. A ação foi ministrada pela gestora de projetos sociais do Instituto Viver a Profa. Francilene Duarte e a Enfermeira Fernanda Matos, especialista em saúde da família.
Mais de 600 alunos participaram do ciclo de palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência, que foi realizada em uma parceria envolvendo as secretarias municipais de Saúde dos Esperantinópolis, São Bento, Governador Eugênio Barros e São Domingos do Maranhão.
As atividades tiveram como objetivo a “conscientização e fortalecimento de vínculos” fazendo parte da campanha ‘Fevereiro Laranja’, que destaca a importância de alertar os jovens sobre os riscos e consequências da gravidez precoce.
As rodas de conversa movimentaram as escolas, na oportunidade, foram ofertados para os alunos, lanches, kit escolares e absorventes.
“Aproveitamos a oportunidade para orientar as meninas sobre o Programa de Promoção e Proteção da Dignidade Menstrual”, explicou Glenda Costa, coordenadora do programa de atenção básica do município de Governador Eugênio Barro, referindo-se ao programa do Governo Federal que oferece gratuitamente absorventes íntimos para meninas e mulheres que já menstruam e estão em situação de vulnerabilidade social e financeira (muitas delas que, inclusive, faltam ao trabalho ou escola por constrangimento íntimo).