Campanha sobre prevenção às drogas é lançada em Escola no município de Esperantinópolis-MA
Em
uma iniciativa conjunta entre o Instituto Viver, a Prefeitura Municipal de Esperantinópolis -MA,
juntamente
com as Secretarias de Saúde e Educação, foi lançada a Campanha de Combate ao Fumo, Álcool e
outras
Drogas.
Instituto Viver, juntamente com as Secretarias de Saúde e Educação, uniram forças para levar até as escolas a campanha #DeBoaComAVidaSemDrogas. O objetivo claro: implementar ações preventivas contra o uso prejudicial de álcool, tabaco, crack e outras substâncias, alertando a comunidade sobre os sérios danos associados ao abuso e dependência dessas substâncias psicoativas.
Diante desse cenário desafiador, o Instituto Viver e a Prefeitura de Esperantinpolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e Educação, têm concentrado esforços em abordagens práticas nas escolas. A intenção é envolver e preparar os estudantes para os riscos associados ao consumo de drogas psicoativas.
O público-alvo dessa campanha são os que frequentam o 8º e 9º ano do ensino fundamental. Dados recentes do IBGE revelam uma realidade preocupante, indicando que aproximadamente 63,3% dos estudantes, entre 13 e 17 anos, em escolas públicas e privadas, já experimentaram bebidas alcolicas. Mais alarmante ainda é que mais de um terço deles (34,6%) tiveram seu primeiro contato com álcool antes mesmo de completar 14 anos. As meninas parecem ser mais vulnerveis a essa iniciação precoce, representando 36,8%, em comparação com 32,3% entre os meninos, conforme a Pesquisa Nacional de Sade do Escolar (PeNSE) de 2022.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: Seis em cada dez estudantes haviam experimentado bebida alcoólica na pré-pandemia . Acesso em: 30 de dezembro de 2023.
Equipe presente
O lançamento da Campanha contou com a presença ilustre de profissionais comprometidos com a causa, incluindo as enfermeiras: Maria Laiane Queiroz, coordenadora do programa Saúde na Escola; Myllena Correa, Coordenadora da Atenção Básica; Tamilly Craneiro, Coordenadora da Vigilância Epidemiològica; a Dra. Rossana Correa, Membro do Conselho Administrativo do Instituto Viver, a Sra. Elizandra Galeno de Souza Barros, secretária do Instituto, e a Profa. Francilene Duarte, Gestora de Projetos do Instituto Viver. O evento marca um passo significativo na conscientização e prevenção, mostrando que a comunidade está unida na promoção de uma vida saudável e livre das drogas.
Galeria de fotos