Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No mês de outubro o Instituto Viver em parceria com o as prefeituras dos municípios de Esperantinópolis, Buriticupu e São Domingos do Maranhão, através das Secretarias Municipais de Saúde, promoveram ações da Campanha Outubro Rosa, no mês de conscientização sobre o câncer de mama.
Nas atividades foram ofertadas palestra, consulta médica e de enfermagem, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta citopatológica, além de limpeza de pele com esteticista, sorteio de vários brindes e lanches.
A Coordenadora da Atenção Básica do município de Esperantinópolis, Millena Bezerra, destacou as ações que foram realizadas durante a campanha. “O objetivo da ação é trazer informação para a comunidade sobre o câncer de mama, prevenção, orientação, sinais e sintomas, além de informar que esse diagnóstico não é exclusivo para mulher, também pode ser um prognóstico ruim para o homem e dizer da importância de buscar o serviço de saúde”, frisou.
A Rauna Alencar, coordenadora da Atenção Básica do município de Buriticupu, explicou sobre as consultas de rotina para rastreio de câncer de mama. “Inicialmente as mulheres vêm para consulta de rotina e as que estão na idade de rastreio de 50 a 69 anos, nós solicitamos a mamografia, a partir do resultado a gente vê a necessidade de fazer o acompanhamento a cada dois anos ou solicitar algum exame específico, que seria a biópsia, de acordo com o resultado nós vemos se precisa tratar”, contou.
“Esse evento é mais um momento para levarmos à população informações importantes sobre fatores de risco, para se evitar o câncer de mama”, disse a coordenadora das Ações Socias do Instituto Viver, a Profa. Francilene Duarte.
Antonieta Bezerra, paciente que participou do evento reforçou que. “A orientação é de que a gente possa dar uma atenção maior a nossa saúde. Essa campanha é uma necessidade para que as pessoas possam se sensibilizar, pois qualquer pessoa independentemente da idade, pode ser acometido pela doença. Que as pessoas possam estar sempre fazendo seus exames periódicos”, finalizou.