Campanha Março Lilás: O Instituto Viver em colaboração com as prefeituras de Esperantinópolis, Governador Eugênio Barros, Penalva, São Bento, Paraibano e São Domingos do Maranhão, promoveram ações de prevenção.

Por: Iviver

05/03/2024

Compartilhe:

foto: Instituto Viver

As ações tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino; além de proporcionar mais informações e acesso aos serviços de assistência à saúde da mulher.

foto: Instituto Viver

fotos: Instituto Viver
fotos: Instituto Viver
fotos: Instituto Viver

De acordo com a secretária de saúde de Governador Eugênio Barros, Luiza Carneiro, a intenção é proporcionar mais informações e acesso aos serviços de prevenção e diagnóstico, e assim, contribuir para a redução da mortalidade feminina.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica do município de Penalva, Priscila Melo, o objetivo da ação é disseminar informações sobre o câncer do colo do útero, promover a prevenção e o diagnóstico precoce.

foto: Instituto Viver

A secretária de saúde de Paraibano, Séfora Brito reforço que “a ação promovida é uma iniciativa importante para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero”.

foto: Instituto Viver

O câncer do colo do útero é um dos mais comuns entre as mulheres e pode ser prevenido com medidas simples, como o uso de preservativos durante as relações sexuais, a vacinação contra o HPV e a realização regular do exame citopatológico.

foto: Instituto Viver

As ações aconteceram de formas distintas de acordo com cada município, mas todas com o mesmo objetivo: reduzir o número de mortes por câncer de colo do útero e promover a prevenção desde cedo. A conscientização é a melhor forma de educar, orientar e prevenir doenças. Por isso, o março lilás não pode ficar de fora do calendário de ações sócias do Instituto Viver.

Veja também