Ação alusiva ao Dezembro Vermelho é realizada pelo Instituto Viver em parceria com as Prefeituras de Esperantinópolis, Penalva e São Domingos do Maranhão

Por: Iviver

07/12/2023

Compartilhe:

foto: Instituto Viver

Evento teve como objetivo, conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate as DST/Aids

O Instituto Viver, por meio das Secretarias Municipal de Saúdes dos municípios de Esperantinópolis, Penalva e São Domingos do Maranhão, promoveram ações sociais alusiva a campanha Dezembro Vermelho. As atividades tiveram como, objetiva combater o crescimento da AIDS e demais contaminações sexualmente transmissíveis.

foto: Instituto Viver

Foram oferecidas atividades educativas em saúde nas Escolas, com apresentação de paródias com premiação para as melhores equipes. Nas UBS, distribuição de preservativos e teste rápido de HIV, Sífilis e informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, IST, aos moradores do bairro e comunidades vizinhas atendidas no posto.

fotos: Instituto Viver
fotos: Instituto Viver

Anny Moraes, médica e coordenadora da Atenção Básica do município de São Domingos do Maranhão, reforçou o alerta para que a população se conscientize sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção das IST. “Para que a doença mantenha-se sob controle é de total importância o diagnóstico precoce, em especial a AIDS, que ainda não tem cura, mas possui tratamento. O teste é rápido e qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode fazer o exame”, ressalta.

foto: Instituto Viver

A enfermeira Laiane Abreu coordenadora do Programa Saúde na Escola do município de Esperantinópolis, explica que nos dias atuais não existe um grupo específico para contrair a doença, e que a questão do preconceito ainda é uma barreira para o tratamento. “A doença infelizmente existe e ainda é crescente, atingindo toda faixa etária. Muitas mulheres não se abrem sobre o assunto, o que dificulta de certa forma o diagnóstico precoce”, alerta.

As ações do Dezembro Vermelho são realizadas durante todo o mês, com ações preventivas, palestras e testes rápidos em vários pontos da cidade. A testagem é gratuita e disponíveis nos postos de saúde do município.

Veja também