Novos conselheiros tutelares dos Municípios de Humberto de Campos e Penalva passam por curso de formação ministrada pela equipe do Instituto Viver.

Por: Iviver

08/12/2023

Compartilhe:

Novos conselheiros tutelares dos Municípios de Humberto de Campos e Penalva com certificado em mãos após formação curso de formação ministrada pela equipe do Instituto Viver | foto: Instituto Viver

Os conselheiros tutelares eleitos nos municípios de Humberto de Campos e Penalva no Maranhão, participaram do curso de formação que abordou temas relativos às atividades e às funções de conselheiro tutelar.

foto: Instituto Viver

O curso teve como um dos focos principais a operacionalização do Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (SIPIA). O SIPIA é uma importante ferramenta para o trabalho do Conselho Tutelar que permite o registro e alimentação de dados sobre a realidade de crianças e adolescentes atendidas.

foto: Instituto Viver

Durante o curso, os participantes puderam entender melhor sobre o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), passando por uma linha cronológica até chegar na Constituição Federal e efetivação da criança e dos adolescentes como sujeitos de direitos e demais tratados internacionais e outras leis. Além de compreenderem o Sistema de Garantia de direitos das crianças e adolescentes à luz da política de atendimento proposto pelo ECA.

foto: Instituto Viver

A conselheira tutelar, Jéssica Dória, comentou que a formação está sendo de grande importância para o trabalho realizado no dia a dia.

“Há 4 anos sirvo o meu município como conselheira tutelar e muitas vezes somos nós que fazemos os primeiros atendimentos às crianças e adolescentes. Portanto, se faz de grande importância essa formação continuada, além da troca de ideias e conhecimentos comuns”

foto: Instituto Viver

O novo conselheiro tutelar eleito, José Ribamar, vê o curso como uma oportunidade de troca de vivências. “Passa a ser um desafio ser conselheiro. Essa formação veio para que pudéssemos debater, aprender com aqueles que estão como conselheiros há mais tempo, além de termos ciência de como devemos atuar e adquirir conhecimento suficiente para nortear nossas ações a partir de agora”.

foto: Instituto Viver

O curso foi ministrado pela psicóloga Sarah Duarte coordenadora do Programa “Família Acolhedora” da Secretaria de Assistência Social de São Luís. A formação foi resultado da parceria firmada entre os municípios e o Instituo Viver.

Veja também